A juventude e a (des)informação!!!!
Sendo um tema actual, não resisti a copiar parte do meu comment e trazê-lo para aqui...
Em relação à juventude, eu tenho 19 anos e votei este ano pela primeira vez, exerci o meu direito, e acho que a juventude canense está muito atenta à situação visto que é nosso futuro que está em causa (Não se esqueçam nunca disso querendo só lucros a curto prazo ou pessoais).
Mas a juventude também está muito dividida quanto às medidas a tomar. E mesmo os que defendem o concelho não apoiam todas as medidas do concelho. Pior que isso Muitos dos que supostamente as apoiam e estão nas manifestaçõesm só o fazem porque gostam de confusão, de malhar na polícia.
Ora isto porquê...Simplesmente por falta de informação. Todas as campanhas são dirigidas à população mais velha, por vezes mesmo mais idosa (que também infelizmente é quase a maioria das pessoas que vemos nas manifestações).
A juventude não é devidamente informada. Sofre as discriminações a que Canas está constatemente sujeita mas nunca ninguém fala com eles. Pois a juventude não é só os filhos dos militantes do Movimento, pois esses estão bem informados, sendo esses que também na maioria dos casos representa a juventude quase sempre nas linhas ideológicas do movimento, que em alguns tempos levam a uma violência despropositada para os casos e para a idade. Essa juventude é usada como guerrilha, como braço armado, para controlar as opiniões (oficiais e conhecidas) em canas (no resto da juventude).
No entanto, não percebo, qual é o medo de informar a juventude. A causa é nobre, todos concordam que pelo menos mudanças é preciso. Porque não se pode informar tudo e todos correctamente e deixá-los depois decidir? Estão com medo das respostas? De que não apoiem as medidas ou o caminho escolhido?Eu pensava que defendiamos a democracia e que o concelho era a forma suprema de o mostrarmos.
Desta forma, quando a juventude abrir os olhos, vai-se sentir enganada. Aí então é que vão reagir mal de certeza e ter pensamentos como o de caro overseer ao qual falta umas certas noções de como funciona um sistema democrático, umas eleições decentes, para que serviria a câmara de Canas sem ser esta ideia de ser um poço de dinheiro...
Eu aqui apelo à informação. Vamos dizer não à censura. Porque sim, é isso que tem acontecido. Eu tenho em muita consideração o Sr. Luís Pinheiro, mas tenhamos em conta que ele preside o Movimento, a Junta e é Vice-presidente do conselho executivo do agrupamento de escolas, e na maioria das vezes ele abafa tudo perante a juventude. Na escola o assunto é mesmo tabu. Mas porquê? Volto eu a perguntar. Não serve a escola para formar cidadãos e os preparar para uma sociedade civil onde possam exercer os seu direitos e cumprir os seus deveres?Sendo este tema tabu, quase nunca é abordado o tema da cidadania correctamente na escola, pois os professores têm medo de tocar em algum assunto delicado ou de ferir susceptibilidades perante a situação política (e não de polícia :) ) de canas.
Ora como é que querem que os jovens no futuro levem canas a tornar-se num dos melhores e mais desenvolvidos locais do país se estes nem estão preparados para viver num país? E não está o Sr. Luís Pinheiro na melhor posição para o começar a fazer? Na escola tem todo o acesso à população mais jovem, cá fora também poderia atingir a juventude que já saiu da escola, estando à frente da junta até tem o direito de formar toda esta juventude para a cidadania pois ele é um exemplo de cidadania (foi eleito), e liderando o movimento quem melhor que ele para explicar aos jovens toda a situação. É 3 em 1. Um só homem tem poder (se calhar até demais, na minha opinião, pois este muitas vezes não os sabe separar, mas isso fica para outra altura) para ensinar muito, para esclarecer muito.
Contudo, não se descartem os pais, pois também é da sua responsabilidade ensinar os filhos para viverem em sociedade.
E a população em geral também tem a obrigação de explicar uns aos outros e principalmente aos mais novos o que os rodeia, pois eles são o vosso futuro.
Por fim, aos jovens, que em vez de andarem pelos cafés, pelas ruas, a terem conversas da treta, a jogarem às cartas, a se embebedarem durante o tempo de aulas (e por vezes menores de 16 a beberem finos...) ou a fumarem, ou a se drogarem, porque é que não se preocupam com a vossa vida? Com o vosso futuro? Alguns de vocês vão às manifestações ao pelo menos concordam ou não com o concelho. Ao menos sabem de que se trata o concelho? Quais os problemas que resolveria? Sabem ao menos os problemas de Canas (pelo menos isso, já que cá vivem)?
Como vêem à muita coisa a melhorar em várias situação. Se calhar também é tempo de olharmos para nós próprios e não querer que sejam só os outros a olhar por nós.
Por isso, para começar, temos que informar! Vamos dizer não à censura ou à falta de informação! Vamos ser transparentes!E principalmente perante a juventude, vamos informá-la! Vamos deixá-los ajudar a construir o SEU FUTURO!
Vamos informar e trazer toda a população para o debate! Que não sejam sempre os mesmos! Que não vejamos sempre as mesmas caras! Que não se concentrem poderes! Vamos melhorar! Vamos evoluir! Vamos dar um exemplo de democracia e de cidadania a quem não a nos que dar e que todos os dias nos humilha derespeitamdo-nos e retirando-nos qualidade de vida!Vamos lutar! Vamos ter um futuro! Vamos ter uma Canas de Senhorim melhor (com ou sem concelho)!
Viva a Juventude! Viva a Liberdade! Viva Canas de Senhorim!
Caros forasteiro:
Reconheco que tem razão.
É preciso informar os jovens de Canas e dar-lhes razões para apoiar uma causa que cada vez mais se prova ser desnecessária e infundada.
Agora faço um pedido que por sinal não sou o único a faze-lo: quais são as razões que levam à criação do Concelho de Canas de Senhorim? Que motivos levam autocarros de idosos com terra radioactiva à porta do presidente da república? Quais são as bases do MRCCS? Que problemas há para resolver e serão realmente resolvidos?
É que neste blog estão fartos de dizer que eu tenho ''falta de informação'', mas ainda não vi ninguém a informar-me das coisas que interessam a não ser das velhinhas que perguntam como se vota em branco e dos cargos que o sr. luis pinheiro ocupa. E por falar nisso, será que o sr. presidente ''disto e daquilo'' tem essa capacidade toda para liderar uma causa em que quase ninguém acredita? Pelo que vejo, quase todos os contribuidores deste blog (e militantes do movimento) não acreditam assim tanto nele nem na sua capacidade e parece-me muito sinceramente que qualquer dia vamos assistir a uma remodelação séria no MRCCS. Uma coisa que aprendi com os meus poucos anos de vida é que se não concordam com o jogador não vale a pena continuar o jogo. Se concordam com a causa, mas não concordam com o ''causador'', não se iludam, para vocês nunca vai funcionar. Façam um novo movimento, mudem de lideres, mas não continuem a sorrir para o que acham que está mal porque depois pode não haver volta a dar. Não me dirigo só aos contribuidores do blog, mas a toda a gente que concorda com a causa mas deseja ver o mesmo desenho, pintado de cor diferente.
Mas o sr. forasteiro termina o seu post com chave de ouro na minha opinião: ''Vamos ter uma Canas de Senhorim melhor (com ou sem concelho)!'' Concordo plenamente... Mas digam-me porque precisam do concelho para tornar Canas melhor?
Fica a pergunta.
PS: Surpreendo-me que achem que os jovens em Canas não se preocupam com os políticos a não ser os de Canas...
Posted by
Overseer |
24 de Fev de 2005 12:26:00
No essencial concordo com a totalidade do post
Posted by
Sr. Fulano Tal |
24 de Fev de 2005 13:46:00
Desculpem mas não resisto a deixar mais um comentário.
Acho que é do conhecimento de todos os eleitores (pelo menos os que foram às urnas) que o bico da caneta de uma mesa (ou mais mesas não sei) estava estragado... Agora pergunto:
É assim o voto livre?
O sr. cingab dizia (a brincar claro...) que podiam por as canetas sem tinta e quem chamasse à atençao ''levava uma malha''. Parece que alguns eleitores levaram a ameaça a sério porque parece que muitos ''nobres senhores'' não tiveram coragem de pedir uma caneta e deixaram o voto em branco (não estou a especular o que estou a dizer é verdadeiro)...
E ainda se queixam da GNR estar a vigiar! Se calhar há mais situações que nunca passam cá para fora e que nós nunca vamos chegar a saber. Se defendem tanto o voto em branco porque não tomaram essa posição antes? Se acham a abstenção uma escolha para quem ''vai à praia'' porque boicotaram eleições no passado?
E peço (não digo exigo porque podem levar a mal) que a ''espinha dorsal do movimento'' (que já merecia sérias substituições...talvez alguns dos jovens contribuidores deste blog que aparentam ser pessoas sérias e com objectivos...espero que não me desiludam) explique de uma vez por todas os problemas que Canas tem, os que vão ser resolvidos, porque precisam do concelho tão desesperadamente assim que não podem começar a fazer o melhor para Canas já!
O sr. luis pinheiro, como presidente da junta de freguesia, devia meter na cabeça que precisa de evoluir para chegar a concelho, não é chegar a concelho para evoluir.
É preciso fazer mais por Canas, criar infrastruturas, há muita coisa que falta em Canas de Senhorim e tem de começar a ser feito já!
Não aceito a desculpa que não há verbas e que só é possível com a elevação a concelho mas se me disserem que há falta de vontade de investir em Canas e que não há uma boa liderança aí já não discordo...
Pessoalmente espero que nas próximas eleições não andem a partir os carros à oposição e que, se gostam tanto da liberdade e da juventude, que deixem alguem novo candidatar-se e que deixem as pessoas votar em quem elas querem, não em quem as canetas permitem.
Se isso acontecer, acho que vamos assistir a uma grande evolução em Canas e que o sr. luis pinheiro vai ter de ir arranjar trabalho (se calhar não é a palavra certa) para outro lado.
Faço votos que isso aconteça.
Posted by
Overseer |
24 de Fev de 2005 16:59:00
Caro Overseer,
Como só neste comentário percebi que você percebeu (!!!) que eu estava a brincar no post em que me desancou (era esse o objectivo), permito-me agora dirigir-me a tão revolucionária pessoa que entrou neste blog de seu nome Overseer, desejo-lhe aos maiores felicidades neste cantinho que é Canasesenhorins.
Permita-me dizer que a sua critica demonstra uma terrível falta de conhecimento das coisas… Noto até um ódio de estimação pelo Luís Pinheiro, que algum motivo terá mas não será por certo por causa da Luta…
Gostava de o elucidar que a GNR iam regularmente às mesas de votos para saber o número de eleitores que tinham votado até à altura, para darem a informação ao STAP
Tudo o mais que você diz parte de pressupostos errados…
Então você quer o Presidente da Junta a trazer desenvolvimento e infra-estruturas? Poderá estar a falar de muitos países, mas não de Portugal!
E será que você não reparou que o que une todo (+/- 73%) o povo é mesmo o total desprezo que temos sido alvo nas últimas décadas? Não aceita a desculpa que não há dinheiro? Então como criar as infra-estruturas? Eu sei como… Mas você, sabe?
E porque raio você tenta desprezar os votos em branco? Se não concorda com a criação do Concelho de Canas de Senhorim diga-o, mas não maltrate aqueles que acreditam ser o único meio de sair do marasmo…
Se houve canetas estragadas, e admito que de propósito, também não seria uma razão para votar em branco…
Parto também do princípio que caso haja eleições autárquicas o MRCCS não pode candidatar-se, e as pessoas não podem votar no Luís Pinheiro… E que parece que há alguém com dinheiro que vai investir em Canas, pois venha ele! Ou pensará na Câmara de Nelas, caso pense desenvolva no blog, mas não se admire que muita gente se vá rir!
Quanto às perguntas, essas sim pertinentes e interessantes, que devem ser sempre lembradas, feitas por si no primeiro comentário a este post, ser-lhe-á dada uma resposta quando tiver mais algum tempo… Mas você não estará interessado na resposta…
Entretanto vá aparecendo!...
Com muito gosto
Posted by
Cingab |
24 de Fev de 2005 19:44:00
Meu caro Cingab!
Permita-me que o trate assim. Nao nego que esteja desinformado sobre alguns assuntos, mas tambem nao acredito que o senhor seja o exemplo da informação, porque até os sabios que eram sabios nao sabiam tudo! Diz que eu tenho uma certa falta de informação mas.... isso nao teremos todos? Nao andará muita gente enganada??? o Sr poderá imaginar quantos lobos vestem a pele de cordeiros?
quanto ao ódio que o senhor afirma que minha pessoa nutre pelo Sr Luis Pinheiro é pura impressao sua,por acaso até possuo uma certa simpatia pelo Sr luis dos meus tempos de estudante em Canas de Senhorim! Simplesmente é o representante do movimento e como tal está sujeito ao sol e á tempestade!
Agora falando de assuntos mais tecnicos, permita-me dizer-lhe que julgo e repito julgo na minha ignorancia de que a G.N.R. nao estará habilitada para enviar informações ao STAPE sobre as votações, penso eu de que para tal temos a Câmara ou a Junta de Freguesia, que já agora aproveito para dizer que está muito bonita com aquela parafernalia amarela a tapar um gabinete fora do activo!
ouvi dizer que chove la dentro, nao sei se sera verdade! mas se for talvez esteja aqui um bom motivo para mostrarmos a uniao de um povo e angariar dinheiro para umas certas obras de beneficiação, já que a junta de Freguesia serve o Povo !
Nao julgue os meus comentarios como deita abaixo do Movimento!
Simplesmente possuo ideias diferentes de luta, penso que a nossa luta deveria ser directamente com a Câmara Municipal de Nelas, pois sao eles que nos negam o que nos é devido por direito. Sao eles que nao pavimentam ruas, sao eles que nos cortam a agua, sao eles que permitem que as nossas ruas continuem miseraveis ano apos ano.
Agora pergunto eu - Porque é que todos os anos sofremos de falta de agua na época de verao e continuamos a nao fazer nada? porque continuamos a permitir que quando abrimos a torneira nao deite pinga de agua, quando esta é um bem essencial? porque nao nos juntamos neste tipo de situações e vamos á luta do que é nosso e está ali logo ao lado? Caro Cingab tantas coisas podem ser feitas para lutarmos por aquilo a que temos direito e tudo sem maltratar ninguem, sem represalias por defenderem ideias diferentes das nossas, não será preciso partir bicos de canetas, nem tao pouco atar baldes de água e etc...e assim talvez la fora percebessem a nobreza do povo de Canas de Senhorim! Mas claro isto é apenas a opiniao de uma pessoa com uma terrivel falta de conhecimentos!
Lanço agora aqui uma pergunta para finalizar esta minha dissertação.
Á uns anos atras houve um corte de linha com queima de pneus feita por populares seguidores do movimento, pelo que soube essas pessoas estao com pena suspensa e tiveram que pagar uma quantia que nao sei de que valor por causa do referido corte. nessa altura os populares foram a tribunal e levaram com a referida sentença!
Agora pergunto. A espinha dorsal do movimento nao estava lá? estava que eu sei que estava! porque nao se foram entregar a G.N.R. COM O SEU BILHETE DE iDENTIDADE E DISSERAM EU TAMBEM LA ESTIVE!!!
Devemos ser solidarios com as pessoas que nos seguem e nos apoiam!
ATÉ SEMPRE CARO CINGAB
Posted by
Anónimo |
24 de Fev de 2005 22:00:00
Meu caro Cingab!
Permita-me que o trate assim. Nao nego que esteja desinformado sobre alguns assuntos, mas tambem nao acredito que o senhor seja o exemplo da informação, porque até os sabios que eram sabios nao sabiam tudo! Diz que eu tenho uma certa falta de informação mas.... isso nao teremos todos? Nao andará muita gente enganada??? o Sr poderá imaginar quantos lobos vestem a pele de cordeiros?
quanto ao ódio que o senhor afirma que minha pessoa nutre pelo Sr Luis Pinheiro é pura impressao sua,por acaso até possuo uma certa simpatia pelo Sr luis dos meus tempos de estudante em Canas de Senhorim! Simplesmente é o representante do movimento e como tal está sujeito ao sol e á tempestade!
Agora falando de assuntos mais tecnicos, permita-me dizer-lhe que julgo e repito julgo na minha ignorancia de que a G.N.R. nao estará habilitada para enviar informações ao STAPE sobre as votações, penso eu de que para tal temos a Câmara ou a Junta de Freguesia, que já agora aproveito para dizer que está muito bonita com aquela parafernalia amarela a tapar um gabinete fora do activo!
ouvi dizer que chove la dentro, nao sei se sera verdade! mas se for talvez esteja aqui um bom motivo para mostrarmos a uniao de um povo e angariar dinheiro para umas certas obras de beneficiação, já que a junta de Freguesia serve o Povo !
Nao julgue os meus comentarios como deita abaixo do Movimento!
Simplesmente possuo ideias diferentes de luta, penso que a nossa luta deveria ser directamente com a Câmara Municipal de Nelas, pois sao eles que nos negam o que nos é devido por direito. Sao eles que nao pavimentam ruas, sao eles que nos cortam a agua, sao eles que permitem que as nossas ruas continuem miseraveis ano apos ano.
Agora pergunto eu - Porque é que todos os anos sofremos de falta de agua na época de verao e continuamos a nao fazer nada? porque continuamos a permitir que quando abrimos a torneira nao deite pinga de agua, quando esta é um bem essencial? porque nao nos juntamos neste tipo de situações e vamos á luta do que é nosso e está ali logo ao lado? Caro Cingab tantas coisas podem ser feitas para lutarmos por aquilo a que temos direito e tudo sem maltratar ninguem, sem represalias por defenderem ideias diferentes das nossas, não será preciso partir bicos de canetas, nem tao pouco atar baldes de água e etc...e assim talvez la fora percebessem a nobreza do povo de Canas de Senhorim! Mas claro isto é apenas a opiniao de uma pessoa com uma terrivel falta de conhecimentos!
Lanço agora aqui uma pergunta para finalizar esta minha dissertação.
Á uns anos atras houve um corte de linha com queima de pneus feita por populares seguidores do movimento, pelo que soube essas pessoas estao com pena suspensa e tiveram que pagar uma quantia que nao sei de que valor por causa do referido corte. nessa altura os populares foram a tribunal e levaram com a referida sentença!
Agora pergunto. A espinha dorsal do movimento nao estava lá? estava que eu sei que estava! porque nao se foram entregar a G.N.R. COM O SEU BILHETE DE iDENTIDADE E DISSERAM EU TAMBEM LA ESTIVE!!!
Devemos ser solidarios com as pessoas que nos seguem e nos apoiam!
ATÉ SEMPRE CARO CINGAB
Posted by
Anónimo |
24 de Fev de 2005 22:00:00
Não sou exemplo de informação, não sou sábio nem Sócrates…
A sua desinformação está alicerçada numa pré-disposição para ser do contra… Eu próprio em muitas alturas da vida também fui assim, é normal!
Eu também sou contra, mas este ano a GNR tinha a missão de consultar para o Stape em tempo real!
È claro que a falta de água é um problema, mas neste caso é de uma profunda injustiça criticar a Junta ou o Movimento… Veja o que aconteceu no verão 2004… A água não faltou! Desinformação meu caro, desinformação!
Já muitos tentaram pedir (e não exigir) algum cuidado pela nossa Vila à Câmara… E nada! Você já foi alguma vez à Câmara? Não me parece!
O Presidente José Correia diz que não faz filhos em mulheres alheias…
Quanto aos identificados da 1ª vez saiba que o Movimento pôs à disposição um advogado, que houve pessoas que não se provou nada e que ninguém pagou qualquer multa
Posted by
Cingab |
25 de Fev de 2005 10:22:00
Cingab diz:
"Já muitos tentaram pedir (e não exigir) algum cuidado pela nossa Vila à Câmara… E nada! Você já foi alguma vez à Câmara? Não me parece!"
Não estou aqui a defender o overseer, nem sei quem é, mas eu digo apenas isto, já muitos tentaram EXIGIR e... nada, agora aqueles que pediram com respeito e educação trouxeram e fizeram.
Já fui à câmara pedi e nunca me recusaram nada, mas nunca lá cheguei e exigi aos berros como é usual com certos srs.
Posted by
blogger |
26 de Fev de 2005 03:54:00
Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue.
Posted by
granito |
26 de Fev de 2005 11:40:00
Caro blogger
Foi pedir para si ou para alguma instituição?
É que eu já lá foi pedir para várias e realmente o tratamento é humilhante. Ter que suplicar uns trocos quando vemos Associações com propósito semelhante em Nelas a terem 10 vezes mais.
Isso a mim causa-me “espécie”. Fico chateado, é claro que fico chateado. Mais chateado fico quando as tais Associações Canenses, com menos apoio, mesmo assim conseguem trabalhar bem melhor que os Nelenses. Sim porque aqui não somo mansos!
Quando vem qualquer coisa a mais do que o normal é sempre inserido numa política de divisão entre os Canenses. (que temos que saber interpretar para aproveitar).
Posted by
Sr. Fulano Tal |
26 de Fev de 2005 14:12:00
Caro sr. fulano tal:
Pensei que tivéssemos a falar de pedidos para instituições e não pedidos particulares, pensei que não tivesse dúvidas sobre isso.
O que eu ponho em discussão é:
A luta mudou de termos nos últimos anos, passou de uma luta por causas para uma luta por o dito motivo da falta de investimento em canas e talvez até (dido eu), por uma luta pessoal.
O que pergunto é se o sr. fulano tal fosse presidente da câmara e uma das suas freguesias tivesse prestes a ser concelho você investia nessa terra? Penso que não.
Agora se falarmos no investimento feito antes da "nova" luta os termos mudam, se o sr. se informar o actual presidente quase perdia as eleições na terra ao lado devido ao orçamento gasto em canas ter sido o mais alto de sempre.
Passados 4 anos dessas ditas eleições (após o corte de investimento), ai sim se começou a falar em falta de investimento, e eu estou de acordo consigo nisso, investimento agora não há, mas sempre houve lutas para se trazer dinheiro para a terra e de um momento para o outro criticaram as pessoas de canas que o faziam, por segundo certas pessoas, ser mau para a causa e ser preciso criticar a falta de investimento.
Quero deixar claro uma coisa, sou a favor do concelho, como penso que todos os verdadeiros canenses o são, só não concordo que quem não anda de bandeira na mão seja contra, com às vezes me parece que acontece.
Posted by
blogger |
26 de Fev de 2005 16:05:00
Amigo blogger (permita-me trata-lo assim)
Quando uma luta se arrasta no tempo é perfeitamente natural que questões pessoais se intrometam nas questões de fundo. Não sendo desejável, julgo que acaba por ser natural e próprio da nossa triste condição humana.
Quanto à questão de eu ser Presidente. Nunca tal me passaria pela cabeça. Não tenho capacidade para tanto e só tenho pena que muitos dos nossos Presidentes (caso do de Nelas) não veja as suas próprias limitações. Pior ainda é que os eleitores não vejam as limitações dos candidatos.
Mas já que fala nisso. Tenho exactamente a opinião contrária a sua. Canas nunca viu, por parte da Câmara, os investimentos necessários e devidos à maior freguesia do Concelho, quer em área quer em População.
Julgo que um politico inteligente teria morto a questão à nascença investindo significativamente em Canas. Investir o que devia ter investido no presente e no passado, lançando as obras que são necessárias.
Mas o Correia como é outro tipo de político aproveito e usou este pretexto para fazer aquilo que sempre desejou e que vinha fazendo timidamente. Não investir um tusto.
Quanto a ser a favor do concelho acredito em si. Julgo mesmo que não serão mais que 50 as pessoas que são contra e o cingab até já disse porquê. Mas até há pessoas que correndo riscos pessoais são favoráveis à criação do concelho. Afinal Canas nunca foi terra de Asnos ou Asnelas.
Cumprimentos.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Fev de 2005 17:16:00
Caro amigo sr. fulano tal:
Antes demais obrigado pelo à vontade em que me dispôs a comunicar perante si, amigos somos e seremos apesar de opiniões diferentes, aliás é isto que torna as amizades bonitas.
Sobre o assunto do investimento ou desinvestimento em canas eu nunca disse que os investimentos seriam os necessários, mas também não digo que não existiam e se lhe fôr possível desloque-se à autarquia e peça a acta aprovada do orçamento do concelho de 1996/1997 e veja os números relativos a canas. (poderá dizer-me que esse números são falsos, mas como comprovará essa mesma acta foi aprovada por unanimidade pela assembleia municipal, alguns deles de canas e pertencentes hoje ao movimento)
Acho estranho hoje essas pessoas pertencentes à assembleia dessa altura usarem agora o pretexto da falta de investimento, quando eles aprovaram e assinaram o contrário. Como lhe disse antes as eleições estiveram em risco na altura devido a isto.
Cumprimentos
Posted by
blogger |
28 de Fev de 2005 01:57:00