Luís Pinheiro é arguido
O Público de hoje noticia, o seguinte:
Por Maria Albuquerque
Luís Pinheiro é acusado de incentivo ao corte de estrada e de ter "atirado uma chave a uma ambulância"
O líder do Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim (MRCCS), Luís Pinheiro, foi ontem indiciado como arguido pelo Ministério Público (MP), ficando sujeito a termo de identidade e residência.
Os factos remontam a Novembro e a Dezembro de 2004, quando os populares que defendem a criação do município tentaram impedir a saída de vários camiões carregados de urânio das desactivadas minas da Urgeiriça, no concelho de Nelas. Os manifestantes queriam utilizar aquele minério como moeda de troca pela elevação da localidade a concelho, tendo ocupado a via pública - sentando-se na estrada e resistindo à intervenção da GNR - e cortado a linha de caminho-de-ferro da Beira Alta. A GNR relatou que, no "decurso dos acontecimentos, houve resistência à actuação das forças policiais", bem como "agressões e injúrias a militares da GNR e à própria instituição".
Ontem, à saída do Tribunal de Nelas, o também presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim confirmou ao PÚBLICO: "Sou acusado de incentivo ao corte de estrada, incentivo ao corte de linha e de ter tirado uma chave a uma ambulância". Segundo Luís Pinheiro, a acusação baseia-se "num relatório policial", que considera "uma vergonha". "Não prestei declarações. Só neguei os factos, como é óbvio. Isto é uma vergonha da polícia, devem estar a prestar um serviço a alguém para tentar incriminar pessoas que estão inocentes", acusou, reiterando que esta actuação reflecte o "tempo do fascismo".
Frisando que "todas as pessoas têm direito a manifestar-se", mostrou-se "revoltado" com uma acusação que considera estar cheia de "pequenas questiúnculas ". "Fico triste pelo chorrilho de mentiras que a gente tem de ouvir. Nem me vou pronunciar sobre o processo, querem destacar coisas pequenas de uma coisa que é grande, que é a manifestação e a vontade do povo de Canas", concluiu, acrescentando que "isto é perseguição política", em alusão ao Presidente da República, Jorge Sampaio, que responsabiliza pelos acontecimentos.
Na sequência das manifestações em causa, o MP identificou cerca de 30 canenses, indiciando-os como arguidos. O primeiro deles, ouvido a 10 de Fevereiro, foi acusado de injúrias às autoridades. Até ontem, já tinham sido ouvidos seis cidadãos.”
Em meu entender isto é o corolário lógico das atitudes mais exacerbadas que aconteceram.
O Presidente da Junta não pode afirmar que as manifestações foram ordeiras porque não foram. (Não digo que a culpa seja dos Canenses em exclusivo). O que é lamentável é que se indiciem pessoas por isto e ao mesmo tempo não se actue em situações criminais muito mais graves. Falemos só dos conluios que ocorrem no Município de Nelas e das negociatas entre o Sr. Presidente e outros. Para isto os tribunais não funcionam. É o país que temos infelizmente.
Já aqui referi por várias vezes que não concordo com muitas das acções do MRCCS. Mas também julgo que o desespero leva a atitudes menos próprias e o desespero aqui é mais do que justificável.
De uma coisa estou certo não foi o Luís que tirou a chave à ambulância. Alguem tirou mas não foi ele.
Posted by
Anónimo |
25 de Fev de 2005 11:18:00
Espero que mais anónimos (ou não anónimos) respondam ao meu apelo, apareçam e revelem os factos.
Aqui está um belo exemplo.
Em relação ao post do caríssimo sr. fulano tal, penso que tem duplo sentido. Tanto se pode dizer que o sr. luis é um homem de coragem (pois...) ou podemos entender que não é uma pessoa sensata e apela aos piores meios (ou quase piores) e consequentemente não é uma boa escolha para governar o concelho de canas de senhorim. Dizem que tenho um ''ódio de estimação'' por ele. Acreditem que não é isso. Só não sei o nome dos outros srs. que fazem parte da tão referida ''espinha dorsal do movimento''. E como quem vai efectivamente liderar o concelho é ele e eu acho que não é a pessoa mais habilitada para isso, faço os meus comentários.
Tenho mais uma coisa a dizer ao senhor firmehirto: Posso garantir-lhe que se pudesse, gostaria de fazer mais por Canas como presidente da junta e mais: criava as infrastruturas principais que Canas precisa com as verbas que todos nós sabemos que existem, porque eu sei que você sabe e você sabe que eu sei que todos nós sabemos que todos sabem que podia ser feito muito mais. Realmente num país como este há destas coisas...
Mas porque não se faz mais?
Bem, porque será... Será do guaraná? Sinceramente não sei...
Posted by
Overseer |
25 de Fev de 2005 12:01:00
Mas onde é que está escrito que Luís Pinheiro vai ser o putativo Presidente da Câmara.
Já foram as eleições?!
O Sr. até deveria não ser candidato para evitar algumas “bocas” que, injustamente a meu ver, lhe andam a ser lançadas.
Caro Luís Pinheiro. Chame a Comunicação Social e anuncie que não quer o lugar. Só lhe ficava bem e acabava com os detractores que afirmam que isto é uma guerra por lugares.
Ao Jr. Overseer.
Quais são as verbas que existem para fazer obra numa junta?!? Não brinque com coisas sérias.
Que há coisas que poderiam ser feitas e não são eu sei. Sei até que as contas do MRCCS e da Junta são só umas. Que isso não devia ser assim eu também sei. Mas não vamos delirar sobre coisas sérias.
Cumprimentos
Posted by
Sr. Fulano Tal |
25 de Fev de 2005 12:17:00
Sr. fulano tal até gostava de ouvir o lider do movimento dizer a comunicação social que não quer o lugar (tanta ingenuidade), secalhar esqueceu-se porque é que hoje é lider do movimento quando queria ser vereador do concelho. Ai ai enfim.
No que respeita a contas da junta quem não devia brincar com coisas sérias talvez fosse o sr. e informar-se melhor sobre o dinheiro da junta, mas não informar-se com os senhores do movimento porque segundo esses dinheiro não há.
Sobre as contas da junta e do movimento serem a mesma conta apenas digo... se fosse só isso vá lá, va lá, agora quando "colectividades" semi-privadas também lucram isso é que é mais complicado.
Posted by
blogger |
26 de Fev de 2005 03:23:00
Mais uma com a converça do dinheiro!...
Colectividades semi privadas!....
Há gente em Canas que só sabe nada fazer... Nada!...
Posted by
granito |
26 de Fev de 2005 10:45:00
Caro blogger
Primeiro que tudo bem-vindo a este espaço de discussão. Vá aparecendo.
Diz que me devia informar sobre as contas da Junta. Informe-me por favor. Quanto dinheiro cai todos os meses no cofre da nossa pequena autarquia? Acha que dá para desenvolver alguma coisa que se veja?
Agora concordo que tudo devia ser mais transparente. Quanto às instituições semi-privadas se bem o entendo também concordo consigo. Até porque não há sócios nessa Associação e não os aceitam e até havia muitas dividas até há bem pouco tempo. Muitas dividas que se esfumaram como por milagre.
Mas nada disso inviabiliza o desejo e a necessidade de um concelho em Canas de Senhorim.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
26 de Fev de 2005 13:46:00
Caro sr. fulano tal:
Já se está a tornar um hábito assinar por baixo tudo aquilo que o sr. escreve, ou quase tudo.
É claro que o dinheiro que cai na conta da freguesia não chega para nada, completamente de acordo consigo, mas é estranho é esse "pouco" desaparecer, não é??? Pelo seu parágrafo seguinte entendi que percebeu o que eu quis dizer.
Quanto ao último ponto, completamente de acordo de novo, a luta pela causa é independente de tudo, é pena algumas pessoas (e já sou chato com isto), não o entenderem.
Cumprimentos.
Caro sr. granito:
A conversa do dinheiro penso ser importante, aliás secalhar é a base de tudo isto, sobre as semi-privadas acho que o sr. fulano tal esclareceu melhor que eu e por fim sobre a sua última frase a única coisa que me dá vontade dizer é um anúncio usado pelo BPI (cresça e apareça), é claro que estou a ser irónico e apenas a "brincar" consigo.
Cumprimentos.
Posted by
blogger |
26 de Fev de 2005 16:42:00
cresço? já não cresço mais!
Apareço? não, isso não, não quero!...
Posted by
granito |
28 de Fev de 2005 11:45:00
Sr. Fulano Tal, em relação à sua questão, deixe-me dizer-lhe, que talvez muitos andem a delirar com coisas sérias, sérias até demais para se tornarem "delirios". Delirios esses que feitos por alguns, são pagos por todos!!!
Se há por aí alguém a brincar com coisas sérias esse alguém, não me parece que seja o Overseer,
mas quem neste momento para o bem e para o mal, tem os destinos de Canas nas mãos.Gostaria que explicassem o motivo pelo qual certas pessoas ficam tão melindradas quando se fala em dinheiros que são públicos e como tal deveriam ser "transparentes", se não há nada a esconder, deixo o desafio de as contas públicas serem tornadas públicas, como nunca deviam ter deixado de o ser!Todos temos o direito e dever, de saber como andam as contas de Associações, Autarquias, Municipios, Etc...porquê??? Porque essas verbas são de todos nós! Um abraço sincero.
Posted by
"FIAT LUX" |
28 de Fev de 2005 17:00:00
FIAT DELUXE
Volto a frisar. Não deliremos com dinheiros da junta de freguesia. São tostões que para além de pagar a funcionários para nada de substancial dão. No entanto julgo que há um défice efectivo de transparência nesses mesmos dinheiros. Já o defendia muito antes de aparecer por estas bandas. Confira todos os meus posts e comentários anteriores e verificará que já abordei anteriormente a questão.
No que diz respeito às contas das Associações elas pertencem aos sócios. Não o conhecendo deixo as perguntas: É sócio de alguma Associação?! Vai às Assembleias Gerais das mesmas, nomeadamente quando são apresentadas as contas? É que pelo que eu tenho conhecimento todas as Associações de Canas, e são muitas, têm dificuldades em ter dirigentes para os seus Órgãos Sociais e as AG normalmente pautam pela falta de sócios.
Cumprimentos e continue a opinar.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
28 de Fev de 2005 19:21:00
Caro sr. granito:
Peço desculpa se o ofendi não foi essa a minha intenção.
Cumprimentos
Caro sr. fulano tal:
Os tostões de que fala da junta de freguesia não são assim tão meros tostões.
Como deve saber só de orçamento de estado a junta recebe cerca de 6.000 € mensais (Ainda usufrui de algumas receitas substanciais como mercado e feira), e já que fala que secalhar nem para os empregados dá, então pergunto porque foram metidos novos funcionários neste mandato.
Acho estranho nunca nenhuma junta se queixou de não ter dinheiro para os seus funcionários.
Cumprimentos.
Posted by
blogger |
2 de Mar de 2005 00:03:00
Caro Blogger,
6.000 € mensais? Não caro amigo não...
São ligeiramente mais de 6.000€ só que são tranferências trimestrais!
Posted by
Cingab |
2 de Mar de 2005 10:35:00
Caro sr. Cingab:
É estranho, pelos vistos é a única junta do país que não recebe as verbas estipuladas pelo governo.
Muito estranho... onde estará o resto???
Posted by
blogger |
3 de Mar de 2005 23:54:00