A outra bancada
É com agrado que vejo este blog a evoluir, a sério!...
Como parece que todos os novos comentadores têm-me como o “líder da outra bancada” e como a questões a esclarecer estão em diversos post’s, pareceu-me de bom-tom tentar fazer uma resenha de tudo (pelo menos do que me lembro) num só post!...
Como parece obvio a questão da criação do concelho de Canas de Senhorim é-me algo muito séria, que lutei e lutarei sempre…
As opiniões de todos contam!... As opiniões deste blog contam…
Como o Luís Pinheiro parece, aos olhos de alguns, uma personagem sombria, um bandido sem escrúpulos… Enfim, um “Zé Correia”!
Mas querem mais, eu digo-as:
As pessoas do Rossio de baixo dizem que nunca limpam as ervas da rua…
As pessoas do Casal dizem que a Junta (Luís Pinheiro) não toma medidas para reter o problema das águas pluviais…
Os habitantes da Vale de Madeiros criticam a limpeza das ruas a lixeira a céu aberto, tal como os da Urgeiriça.
Os nossos conterrâneos da Felgueira dizem que estão votados ao abandono pela junta (Luís Pinheiro)
O GDR quer que a Junta pague o gasóleo para a deslocação das carrinhas e trate do estádio do clube.
O Teatro quer uma sala de espectáculos, os Escuteiros uma sede nova, as Associações carnavalescas que a Junta organize o Entrudo…
Eu quero que reguem as árvores em frente a minha casa, que tirem o lixo reciclado a tempo e horas e que tapem os buracos (já parti uma jante) das ruas, que ponham a piscina em condições…
Gostava que não fossem atacadas publicamente pessoas só por terem uma opinião contrária (muitas vezes só na estratégia)…
Gostava que o Luís Pinheiro não tivesse concorrido à Câmara (se calhar ele também), gostaria que ele não fosse candidato ao futuro Município de Canas… Não gosto do clima de confronto existente entre o Jornal Canas de Senhorim e o Movimento (ou vice versa)…
Critico muito, inclusive essa história da GRUA (mas creio que não sabem a história toda)!...
Não ponham o Sr. Fulano Tal no vosso grupo como a dar credibilidade às vossas opiniões…
Ele, como outros criticam, fartam-se de criticar… Só que eles não têm uma visão “lírica” (entendam se quiserem) do assunto!... Eles por quererem o concelho não têm que ter orelhas de “burro”… Parece que só quem é contra é que é o dono da verdade e todos os outros são “estúpidos”… Pois eu repito: Sou a favor e lutarei pela criação do Concelho de Canas de Senhorim!... Com Luís ou sem Luís (porque não com o Sr. Fulano Tal?)…
Vocês têm todo o direito de ser contra a criação do concelho, de criticarem as opções e estratégicas, agora porem em causa a Ideia por causa de “tricas” pessoais, verdades de “La palisse” (não sei se é assim que se escreve) e opiniões “líricas”?…
Quem vos lê fica com a ideia que Canas só não é um “Mar de Rosas” por causa da Luta dos últimos anos, que uma pessoa (ou cinco) faz toda a diferença na questão!
Não meus amigos, não!
Já vos vi até a “gozarem” com os votos em branco, que podem facilmente ser alterados, que não é democrático… Pois é, tudo pode acontecer! Inclusive vocês votarem no PS (Exemplo) e eu, estando na mesa, pôr uma cruz no PSD e o voto fica nulo. Também poderia colocar uns votos do meu interesse de pessoas emigrantes ou daqueles que por volta da 19h não apareceram nas mesas de voto… É tudo muito democrático!... Mas só estão a dar razão aos que preferem o boicote, ou não?
Vi muitos a abraçarem o Luís e os cinco guarda-costas pela votação de 1 de Julho de 2003, alegrei-me ao ver amigos a reencontrarem-se depois de anos de costas voltadas… Gostei!...
Vi alguns, que eram contra a criação do concelho de Canas de Senhorim, depois de passarem pelas associações ou tentarem fazer algo por Canas a dizerem que, de facto, não há hipótese, isto só lá vai com o concelho ou passando para o Carregal do Sal… Agora são mais activistas que eu!...
Ser recebido pelo Aldra, pelos vários governos, pelos partidos, por outros movimentos e por Institutos fazem do Luís o nosso representante, outros haverão com igual ou maior valor… Mas esse facto não faz dele um criminoso!...
Como sabem o Movimento já teve um representante da Câmara de Nelas, na altura foi a estratégia, louvável diga-se, e também muito criticada, agora a estratégia é outra (Louvável também)!
Direi apenas que não se pode querer unanimidade, ela não é saudável… E fiquem a saber mais uma opinião minha, contra corrente:
Nas próximas eleições para a Junta o Movimento deveria concorrer contra os partidos (ou outros movimentos) que apresentassem listas, sem medos!... Depois dos votos em branco seria mais uma lição de democracia!
Desculpem responder num post, é mais fácil…
Um dia com tempo consultem todo o blog e verão que muitas vezes as respostas já estão dadas, mas que terei gosto em rescrevê-las…
Estaremos perto do dia em que nós todos faremos um Congresso sobre as questões de Canas… Um Congresso que nos vire para fora e não para tricas e questões menores!...
È um prazer ter-vos no blog,
Abraços a quem é de abraços, beijos a quem é de beijos
Como parece que todos os novos comentadores têm-me como o “líder da outra bancada” e como a questões a esclarecer estão em diversos post’s, pareceu-me de bom-tom tentar fazer uma resenha de tudo (pelo menos do que me lembro) num só post!...
Como parece obvio a questão da criação do concelho de Canas de Senhorim é-me algo muito séria, que lutei e lutarei sempre…
As opiniões de todos contam!... As opiniões deste blog contam…
Como o Luís Pinheiro parece, aos olhos de alguns, uma personagem sombria, um bandido sem escrúpulos… Enfim, um “Zé Correia”!
Mas querem mais, eu digo-as:
As pessoas do Rossio de baixo dizem que nunca limpam as ervas da rua…
As pessoas do Casal dizem que a Junta (Luís Pinheiro) não toma medidas para reter o problema das águas pluviais…
Os habitantes da Vale de Madeiros criticam a limpeza das ruas a lixeira a céu aberto, tal como os da Urgeiriça.
Os nossos conterrâneos da Felgueira dizem que estão votados ao abandono pela junta (Luís Pinheiro)
O GDR quer que a Junta pague o gasóleo para a deslocação das carrinhas e trate do estádio do clube.
O Teatro quer uma sala de espectáculos, os Escuteiros uma sede nova, as Associações carnavalescas que a Junta organize o Entrudo…
Eu quero que reguem as árvores em frente a minha casa, que tirem o lixo reciclado a tempo e horas e que tapem os buracos (já parti uma jante) das ruas, que ponham a piscina em condições…
Gostava que não fossem atacadas publicamente pessoas só por terem uma opinião contrária (muitas vezes só na estratégia)…
Gostava que o Luís Pinheiro não tivesse concorrido à Câmara (se calhar ele também), gostaria que ele não fosse candidato ao futuro Município de Canas… Não gosto do clima de confronto existente entre o Jornal Canas de Senhorim e o Movimento (ou vice versa)…
Critico muito, inclusive essa história da GRUA (mas creio que não sabem a história toda)!...
Não ponham o Sr. Fulano Tal no vosso grupo como a dar credibilidade às vossas opiniões…
Ele, como outros criticam, fartam-se de criticar… Só que eles não têm uma visão “lírica” (entendam se quiserem) do assunto!... Eles por quererem o concelho não têm que ter orelhas de “burro”… Parece que só quem é contra é que é o dono da verdade e todos os outros são “estúpidos”… Pois eu repito: Sou a favor e lutarei pela criação do Concelho de Canas de Senhorim!... Com Luís ou sem Luís (porque não com o Sr. Fulano Tal?)…
Vocês têm todo o direito de ser contra a criação do concelho, de criticarem as opções e estratégicas, agora porem em causa a Ideia por causa de “tricas” pessoais, verdades de “La palisse” (não sei se é assim que se escreve) e opiniões “líricas”?…
Quem vos lê fica com a ideia que Canas só não é um “Mar de Rosas” por causa da Luta dos últimos anos, que uma pessoa (ou cinco) faz toda a diferença na questão!
Não meus amigos, não!
Já vos vi até a “gozarem” com os votos em branco, que podem facilmente ser alterados, que não é democrático… Pois é, tudo pode acontecer! Inclusive vocês votarem no PS (Exemplo) e eu, estando na mesa, pôr uma cruz no PSD e o voto fica nulo. Também poderia colocar uns votos do meu interesse de pessoas emigrantes ou daqueles que por volta da 19h não apareceram nas mesas de voto… É tudo muito democrático!... Mas só estão a dar razão aos que preferem o boicote, ou não?
Vi muitos a abraçarem o Luís e os cinco guarda-costas pela votação de 1 de Julho de 2003, alegrei-me ao ver amigos a reencontrarem-se depois de anos de costas voltadas… Gostei!...
Vi alguns, que eram contra a criação do concelho de Canas de Senhorim, depois de passarem pelas associações ou tentarem fazer algo por Canas a dizerem que, de facto, não há hipótese, isto só lá vai com o concelho ou passando para o Carregal do Sal… Agora são mais activistas que eu!...
Ser recebido pelo Aldra, pelos vários governos, pelos partidos, por outros movimentos e por Institutos fazem do Luís o nosso representante, outros haverão com igual ou maior valor… Mas esse facto não faz dele um criminoso!...
Como sabem o Movimento já teve um representante da Câmara de Nelas, na altura foi a estratégia, louvável diga-se, e também muito criticada, agora a estratégia é outra (Louvável também)!
Direi apenas que não se pode querer unanimidade, ela não é saudável… E fiquem a saber mais uma opinião minha, contra corrente:
Nas próximas eleições para a Junta o Movimento deveria concorrer contra os partidos (ou outros movimentos) que apresentassem listas, sem medos!... Depois dos votos em branco seria mais uma lição de democracia!
Desculpem responder num post, é mais fácil…
Um dia com tempo consultem todo o blog e verão que muitas vezes as respostas já estão dadas, mas que terei gosto em rescrevê-las…
Estaremos perto do dia em que nós todos faremos um Congresso sobre as questões de Canas… Um Congresso que nos vire para fora e não para tricas e questões menores!...
È um prazer ter-vos no blog,
Abraços a quem é de abraços, beijos a quem é de beijos
O que acontece muitas vezes é "A democracia é muito bonita desde que seja eu a mandar",..., é claro que nem todos podemos (nem devemos) ter a mesma opinião, é bom haver opiniões diferentes, é preciso é não deixarmos as opiniões sobre assuntos que nada têm de pessoais serem manipulados por conflitos entre pessoas... e disto é o exemplo do jornal, e de associações... assim é que não se vai a lado nenhum...
Se há um objectivo devemos lutar todos por esse objectivo (todos os que se identificam com ele claro!), mas não necessáriamente da mesma maneira! Nunca fui apoiante do Movimento, e não tenho nada contra o Luis (antes pelo contrário), apenas tenho uma maneira de ver as coisas diferente... Agora não é por isso que começo para aqui a dizer "/&($%&$%" sobre quem dirige/apoia as acções do Movimento.
Canas não precisa o tipo de atitude que me começo a aperceber que há... uma busca pelo poder vinda de todos os lados! Sinceramente estou-me "marimbando" para se o Luis se candidata à possivel futura Camara ou não... neste momento não vejo para que é que isso interessa!! Neste momento ele como eu, como o Cingab, como o Sr Fulano de Tal, como muita gente em Canas quer é o melhor para Canas, que passa pela criação do concelho!... Depois logo se vê as alternativas... Parem para pensar em algo mais do que poder... estamos a saltar muitos passos...
Posted by
_drix_ |
28 de Fev de 2005 20:54:00
Não acrdeito no que acabei de ler....
"... Pois é, tudo pode acontecer! Inclusive vocês votarem no PS (Exemplo) e eu, estando na mesa, pôr uma cruz no PSD e o voto fica nulo. Também poderia colocar uns votos do meu interesse de pessoas emigrantes ou daqueles que por volta da 19h não apareceram nas mesas de voto… É tudo muito democrático!..."
Será que li bem????
Caro blogger... aquilo que acaba de descrever neste post é um CRIME! Vamos TODOS á luta, mas não com estas medidas...
Posted by
Anónimo |
28 de Fev de 2005 22:05:00
Sr. Cingab, é claro que os srs. se preocupam com o facto de o sr. Luís se candidatar, ou não, a qualquer coisa. Os srs. gostam e não gostam. Querem estar e não estar. E se as pessoas querem ver a vila asseada, foi para isso que vos elegeram. Ou será que se querem furtar ao vosso dever? O homem não é sombrio. Será para si? Apenas não terá jeito p´ra coisa. Estará no sítio errado no tempo errado? Dizem vocês que ele é o único capaz...por isso mesmo a nossa pretensão - o concelho - ainda não deu frutos. O lixo não é como bem sabe responsabilidade da J.F. Já se dignaram explicar, ou informar as pessoas que existe um contrato de recolha de resíduos com entidades responsáveis? Quando alguém, com razão reclama do lixo, é feito algum ofício a quem de direito? A manutenção das estradas é feita pela câmara. Partiu uma jante. Chamou a autoridade para que tomasse conta da ocorrência? Como sabe, já há lei que obriga ao pagamento de danos causados pelo mau estado das vias. Como vê meu amigo há muita forma de obrigar a CM a assumir as suas responsabilidades, assim o queiram.
Já agora deve saber que a àgua consumida por todos nós canenses pode ser paga na J.F. Já tiveram o cuidado informar a população? Já o fizeram qtas pessoas? Sabe? Eu, como só soube há poucos dias, vou com toda a certeza pagar na J.F.
Deixe-me dizer-lhe que o salutar confronto de ideias não deve desagradar-lhe. Aceitem a "luta". Aclarem e expliquem os vossos pontos. Mesmo aqui. E mais lhe digo: Não sei de que cor politica se veste o mrccs, mas não deveria concorrer às eleições autárquicas. Repare que foi um grande erro político concorrer isolado nas últimas, pois sofre agora do estigma da promíscuidade entre interesses publicos e privados.
Quanto à alteração de votos o meu amigo descai-se... Porventura isso já aconteceu? E todos os que têm responsabilidade na mesa foram coniventes? Tem ideia do segredinho que nos pôs atrás da orelha?
Passos curtos? Não senhor! Que sejam longos e de gente que pense diferente. Curtos e 1 pra frente e 2 pra trás é o que tem acontecido.
Permitam-me uma pergunta: O que é a Grua, qual a sua acção em Canas de Senhorim?
Até breve!
P.S Aproveitei uma pausa na mina.
Posted by
Mineiro |
1 de Mar de 2005 00:23:00
Caro Cingab
Todos nós, quer individualmente, quer colectivamente, temos razões de queixa da Junta. Muito mais teremos da Câmara. Nada mais natural. Algumas das situações são efectivamente lamentáveis.
Falemos da Junta.
Há coisas que se passam que não se deviam passar. Relações menos claras entre pessoas e empresas que apenas tiram credibilidade a quem se envolve nelas. Fruto quem sabe, em parte, da demissão da maioria da população das suas obrigações cívicas (não é só querer ir votar, há mais para além do voto!).
Falar em mim para liderar qualquer coisa, no campo político é um insulto à população Canense e a mim próprio. Não o faça por favor. Posso ficar com má impressão sua! O seu objectivo só pode ser ridicularizar-me. Não quero nada a ver com esse agremiação de malfeitores que infelizmente nos governa.
O seu post contém, no essencial, contém muitas das necessidades e desejos dos Canenses. Peca por defeito, como qualquer tentativa de os elencar.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
1 de Mar de 2005 10:37:00
Caro Anonimo,
eu só dei o exemplo dos votos porque alguém neste blog o fez antes... É claro que se vamos pôr em causa os votos em branco, podemos pôr tudo em causa. Foi o que fiz para ver se quem escreveu e apoiou, abria os olhos.
Amigo mineiro,
Quando eu dei exemplos de coisas que também me chateiam era para ver se pessoas como você percebem que não temos de ter todos os mesmas opiniões e sermos pelo concelho.
É claro que o lixo é da responsabilidade do Planalto Beirão e da Câmara. Que os buracos, a poda das árvores, a limpeza das ruas são da responsabilidade da câmara. Eu sei isso, pelos vistos você também sabe... Mas muitos não sabem...
Também fique a saber que a água não pode ser paga na Junta. Segundo o regulamento camarário Canas de Senhorim só pode pagá-la ao responsável pela contagem que vem à Vila, ou nas instalações na Câmara Municipal de Nelas ou ainda por tranferência bancária (acresce 0.50€ na factura).
A Junta está a receber o dinheiro e a informar a Câmara quem pagou e quanto tem em sua posse. Eu também vou pagar na Junta, mas percebam as possíveis consequências.
Fique a saber que ultimamente o lixo para reciclagem só é levantado depois de um oficio da junta ao planalto beirão (apesar de nao ser da sua responsabilidade)
Quanto à alteração dos votos, leia a resposta ao anónimo, mas acrescento... Depois dos resultados vê-se que nada disso poderia ter acontecido... O que eu sei é que quem é contra (e está sempre contra) está a usar estes mesmos argumento para pôr em causa a votação de 20 de Fevereiro, por isso é que os escrevi... Já pode ver como também fiquei eu quando ouvi isto pelo menos duas vezes em Cafés diferentes de Canas de Senhorim...
Tentam sempre descredibilizar os votos quando não são do seu interesse... Fico Revoltado!
Quanto à GRUA, ao que sei já não existe... Passou os activos e os passivos para a Junta...
Ao actividades que a Grua desenvolveu foram (as que me lembro)
- Comemoração dos 800 anos de foral
- A construção da Piscina
- E alguns torneios de volei e futebol
Posted by
Cingab |
1 de Mar de 2005 10:47:00
Sr. Fulano Tal,
Você ser candidato a alguma coisa é apenas um exemplo... Como no post também me coloquei a alteral votos (nem nunca estive em mesas de voto)... São apenas exemplos meu caro, exemplos!... Eu nem o Conheço!...
Mas já disse que não procura qualquer tacho ou interesse... Eu acredito!
Agora essa dos malfeitores é que não entendi... Mas então é preciso que os bem-feitores apareçam!...
Posted by
Cingab |
1 de Mar de 2005 12:07:00
Fico feliz por ser um exemplo. Mas mesmo assim podia ter escolhido outro.
Malfeitores são os políticos. Não concorda?! Não creio que na actual conjuntura existam condições para pessoas sérias, honestas e competentes vinguem sobre os chicos espertos malfeitores. Tenho pena mas não acho plausível.
Triste Portugal o nosso!
Posted by
Sr. Fulano Tal |
1 de Mar de 2005 12:11:00
Eu acho que ainda a lugar para pessoas sérias!... Mas o estado das coisas intimida qualquer pessoa...
Quando até o presidente Aldra mente descaradamente!...
Posted by
Cingab |
1 de Mar de 2005 12:27:00
Caros contribuidores do blog:
Muita coisa aqui foi dita, algumas da minha opinião e outras não mas houve diálogos muito interessantes com cortesia e educação por todos.
É bom que continue assim, temos todos de debater ideias e dar informações a pessoas menos informadas.
Eu, por exemplo, fiquei a saber que se pode pagar a água na junta, apesar de não estar previsto o dinheiro é entregue, não sabia nada disso.
No que respeita ao post acho que foi a apanhado de muitas ideias aqui passadas e tal como se vê está a criar um bom leque de comentários.
Cumprimeentos a todos.
(Só em nota de rodapé gostava de deixar uma nota no ar: "Não seria bom todas estas opiniões poderem ser discutidas nas nossas ruas sem que existam represálias, poderão dizer-me que se pode falar à vontade nas nossas ruas, eu sei que não é bem assim.")
Posted by
blogger |
2 de Mar de 2005 00:36:00
É claro que o dinheiro da água está guardado para quando o vierem buscar
Posted by
Cingab |
2 de Mar de 2005 10:12:00
GRUA
Ao que parece ja não existe. Era um grupo para o desenvolvimento regional (ou seria local) de Canas de Senhorim.
Ao que me apercebi apenas construiu a piscina. O foral foi organização da Junta.
Acho piada a algumas coisas respeitantes a essa associação.
1 - Porque é que uma associação não aceitava sócios. Seria apenas um pequeno grupo de amigos?
2 - Que activos deixou a grua?? A piscina?? É certo que deve ter o seu valor. Já está paga?
Já agora porque é que a GRUA acabou??
Posted by
Anónimo |
3 de Mar de 2005 19:38:00
A grua tinha um estatuto de Cooperativa
Posted by
cingab |
4 de Mar de 2005 09:45:00
Ó Sr. Mineiro,
Tu (ainda não mereces que te trate por você, desculpa) utilizas os teus argumentos como te dão mais jeito e nem sempre da forma mais racional. No entanto reconheço-te alguma capacidade interventiva (no blogge). Fazes-me lembrar o "scatch" (vê lá se está bem escrito) dos Gatos Fedorentos (falas, falas, falas, falas e não te vejo a fazer nada...o resto já sabes), e deixa de falar da junta, porque antes do mrccs estar na ribalta, já havia junta da mesma cor camarária, contudo, não me apercebi de que tenha sido melhor...Mais, acaso a câmara está interessada em realizar alguma obra em Canas e que só não o faz porque a junta é o movimento? Será por isso que a JUNTA DE FREGUESIA DO FOLHADAL (QUE NÃO TEM) teve direito a arruamentos, urbanizações, rotundas, etc...Mais uma vez insisto, EU EXIJO como cidadão autarquico que seja tratado da mesma forma que os meus concidadãos da vila ao lado...Ó Mineiro, efectivamente nada me move contra ti, mas não admiro as tuas tomadas de posição, provávelmente e porque passas muito tempo no buraco, ainda viras GRILO.
Posted by
Dr.Tirone |
4 de Mar de 2005 23:50:00
Caro sr. firmehirto:
Os elementos da junta da cor partidária da câmara foram "corridos" da junta para que fossem substituídos por outros elementos.
Não terminaram nenhum mandato para serem julgados dessa forma... penso eu.
Posted by
blogger |
5 de Mar de 2005 01:31:00
Sr. Blogger
O que tenciono transmitir, é que é indiferente, estar o Movimento ou outra pessoa qualquer à frente da Junta. Eu até compreendo a preocupação, agora que o Governo é outro, será mais dificil a Luta, e a forma que muito boa gente julga conseguir algo para a terra, seria a Junta estar representada por outros que não o Movimento, certo? No entanto, e apesar de até achar que efectivamente poderá ser a forma (única?) de conseguir algum investimento (???), creio que seria também uma atitude "cobarde" para com as pessoas do Movimento. Estes seguramente que utilizam a Junta para seu suporte de Luta. Perderem-na, seria esvaziar por completo os seus propósitos. Ou, já nos esquecemos que andámos uma semana a festejar e que somos conhecidos pela terra "QUASE CONCELHO". Agora, os que estão contra a criação do Concelho (vá-se lá saber porquê), andam a "minar", com atitudes cobardes. Eu, sou daqueles que estou com o Movimento, que ando nas lutas de rua (Manif´s, confrontos com a GNR, etc) e não vou agora, nem consigo esquecer isso. O meu filho, vai ter que saber a verdade e vai ter que continuar a lutar por Canas Livre. Não, não é fundamentalismo, é sentimento nobre por uma terra que adoro e que acredito que se um dia conseguirmos o nosso objectivo, rápidamente, ultrapassaremos os da Vila ao lado. Porque somos mais empreendedores, porque se tem feito alguma coisa, sempre com o apoio do povo. Imaginem só com o apoio do Governo...
Cumprimentos,
Posted by
Dr.Tirone |
5 de Mar de 2005 21:19:00
Caro sr. firmehirto:
Eu não ponho em questão que com dinheiro ultrapassaremos a terra ao lado, acho que isso está mais que provado, somos melhores em tudo e temos muitos pontos de comparação para o provar.
Em relação à junta eu não acho que se os srs que lá estão dessem lugar a outros fosse um acto cobarde por parte dos canenses pelos simples motivos que passo a explicar:
Na minha opinião a junta não é a melhor forma de base para a luta, já existe luta à muito tempo (e secalhar mais forte do que agora), e a junta sempre foi autónoma e nessa altura havia dinheiro para fazer algumas coisas (como ajudar algumas associações).
Acho que a junta deve ser um meio de trabalho onde se ganha um mandato e quem o ganhar tem de provar que sabe o que está a fazer, senão passados 4 anos é julgado e dá o lugar a outro.
Eu acho que ninguém vai para a junta por causa do ordenado porque como sabemos é miserável mas para trabalhar pela nossa terra.
Acho que precisamos de uma junta forte com diálogo com a gente lá de cima de forma a não cairmos de tal forma que passemos de vila de 1ª para uma aldeia de 1ª, a luta pode-se destacar de tudo isto como se fez noutros tempos, porque daqui a uns tempos ficamos tão mal, tão mal que não teremos qualquer hipótese de ser concelho.
Eu quero "chupar" o máximo de dinheiro que eles dêem e fazer com ele o que eles não conseguem com o dobro, pois nós canenses sabemos trabalhar muito, mas muito melhor que eles.
Cumprimentos
Posted by
blogger |
7 de Mar de 2005 01:15:00
Blogger
Assino por baixo do seu comentário
Posted by
Sr. Fulano Tal |
7 de Mar de 2005 10:39:00
caro Blogger,
fique sabendo que, em princípio, será essa mesma a nova estratégia do Movimento:
- Chuparmos tudo que temos direito tanto na câmara como ao governo!
Mas também quero ver quem aparece...
Posted by
Cingab |
7 de Mar de 2005 17:48:00
Caro sr. cingab:
A questão de quem aparece não me parece muito correcta.
Acho que é mais certo dizer vai aparecer quem deixarem aparecer, como é sabido quem tem diálogo com a gente lá de cima e quer trazer alguma coisa para a nossa terra é criticado e é dito que são contra o concelho.
Se este tipo de mentalidades desaparecer (não me parece), então de certeza vai aparecer muita gente para trabalhar e deixar a sua marca em Canas.
Cumprimentos.
Posted by
blogger |
7 de Mar de 2005 18:52:00
Caro Blogger,
Tenho a sensação que me tem por "seguidista"...
Queira saber que, enquento estive numa das associações de Canas de Senhorim sempre "exigi" (não gosta da palavra mas, eu usua) à câmara o que nos era de direito...
Candidatamo-nos a 25000€ do Ministério da Cultura, mas, depois de tudo feito e resolvido, a Câmara recusou assinar o documento (apenas precisavamos de uma assinatura). Tinhamos aprovação da Secretaria de Estado da Cultura (sobre o interesse cultural), das finanças (sobre dividas ao fisco) e da segurança Social (sobre dividas à SG), mas a Câmara não nos considerou dignos da sua assinatura. Nessa altura fomos simpáticos e ouvimos o que não queríamos (tudo pela associação)
- Enquanto houver bandeiras de separatistas nas varanda de Canas, não há dinheiro! - disse o homem.
Mais, por carta, demonstramos a nossa revolta, e ainda, por a nossa verba (que nunca nos foi paga) ser inferior a 10% a iguais associações de Nelas...
Essa carta até considerei um pouco ofensiva mas assinei por baixo!...
Qual não é o meu espanto, duas semanas depois, foi a Câmara a chamar-nos para nos informar que nos seria dado um subsídio, mas só no ano seguinte...
Era só para dizer que não preciso de verder os meus Valores, de falar contra ninguém da minha terra, de engolir "sapos" ou de andar de chapéu na mão...
Poderia contar-lhe mais duas ou três situações que se passaram só em associações em que eu pertencia aos Òrgão Sociais... Mas não tenho tempo!
Caro Blogger,
Vejo-o com tantas opiniões sobre pessoas de Canas e das suas instituições, mas não podia levar-las (as opiniões) para um patamar Municipal ou mesmo Nacional?
Posted by
Cingab |
7 de Mar de 2005 20:02:00
Caro sr. cingab:
Não o tomo por nenhum "seguidista", cada um tem as suas opiniões e cada um fala por motivos próprios. Tenho a sua pessoa em maior consideração e respeito não me falta por si.
No que respeita ao seu caso em concreto não posso elaborar nenhum comentário, acredito naquilo que me diz mas não tenho dados para lhe dizer que sim ou que não. Se é assim como o sr. diz então compreendo a sua revolta.
No meu caso específico, tal como já disse, nunca houve problemas.
Sobre as minhas opiniões e factos serem usadas num patamar municipal ou nacional, não me parece que eu seja a pessoa mais indicada para isso. Apenas gosto de "discutir" estas minhas opiniões aqui entre nós e depois deixar alguém concordar ou discordar com elas.
Cumprimentos.
Posted by
blogger |
7 de Mar de 2005 20:46:00
Caro sr. cingab:
Não o tomo por nenhum "seguidista", cada um tem as suas opiniões e cada um fala por motivos próprios. Tenho a sua pessoa em maior consideração e respeito não me falta por si.
No que respeita ao seu caso em concreto não posso elaborar nenhum comentário, acredito naquilo que me diz mas não tenho dados para lhe dizer que sim ou que não. Se é assim como o sr. diz então compreendo a sua revolta.
No meu caso específico, tal como já disse, nunca houve problemas.
Sobre as minhas opiniões e factos serem usadas num patamar municipal ou nacional, não me parece que eu seja a pessoa mais indicada para isso. Apenas gosto de "discutir" estas minhas opiniões aqui entre nós e depois deixar alguém concordar ou discordar com elas.
Cumprimentos.
Posted by
blogger |
7 de Mar de 2005 20:46:00
Cingab,
Partilho das suas ideias, são extremamente esclarecedoras (como os casos das distribuições dos dinheiros pelas associações).
Caro Blogger,
É óbvio que todos temos a mesma vontade de "chupar" algum em prol da nossa terra. Mas, o meu receio é de que outros que possam estar a comandar os destinos da Junta que não o Movimento, a utilizem com os mesmos propósitos, "SERVIREM-SE" ou servirem alguém. Como sabe, antes do Movimento e que eu me recorde, porque já lá vai bastante tempo, foi utilizada a Junta para se ganharem aqui umas eleições; Falo dos famosos candeeiros que colocaram nas "4 esquinas" e na rua Keil do Amaral, falo de obras de conservação, quando fecharam a terra para cobri-la de alcatrão. Sabe de quanto estamos a falar: "UMA CÓDEA". Agora, gostaria que o Sr. não ficasse com a sensação de que eu sou contra o desenvolvimento, pois como você diz a luta já é de há muito tempo, pelo menos à 30 anos (também estive na 1ª manifestação no Largo da Igreja) e nunca "mamámos" nada. Não vale a pena, eu acho que já não temos mais paciência para "mendigar". Agora, qualquer Presidente da Junta é como "colocar um pássaro morto dentro de uma gaiola e esperar que ele cante". Neste momento, meu caro Cingab, temos que EXIGIR. E aqui meu caro Blogger temos que exigir seja a quem for, principalmente ao "Aldra".
Meus Senhores, imaginem este cenário: Uma junta com um comando da cor e ao jeito do Zé Correia (ou ainda que não fosse do último), obras a realizarem-se (provávelmete o arranjo dos passeios, um cemitério, uns candeeiros, quiçá umas piscinas aquecidas, umas rotundas lindas como as do Folhadal, uns jogadorzitos de Futebol, etc...)(Eu devo estar a sonhar, vou beliscar-me...)e depois um Movimento a lutar para ser Concelho. Provávelmente nas Manif´s em Belém iriam 4 ou 5 pessoas e umas quantas árvores a baterem palmas, ou então, desistimos e metemos a viola no saco...
Cumprimentos,
Posted by
Dr.Tirone |
7 de Mar de 2005 23:12:00
Caro sr. firmehirto:
Não vejo nada no seu comentário que eu possa dizer que não, acredito pelas suas palavras que é uma pessoa de princípios e que é daquelas pessoas que leva a luta pelas causas correctas, mas o meu receio é que com este tipo de apatia na nossa terra daqui a uns anos (poucos) seremos uma aldeia.
Acho que "chupar" é preciso e o mais rápido possível, neste momento não há forma de tentar alguma coisa, por isso eu acho que a junta não é base para nenhum movimento.
O seu último parágrafo foi interessante, será que chega???
Cumprimentos.
Posted by
blogger |
7 de Mar de 2005 23:35:00
Caro Blogger,
Tenho a sensação que me tem por "seguidista"...
Queira saber que, enquento estive numa das associações de Canas de Senhorim sempre "exigi" (não gosta da palavra mas, eu usua) à câmara o que nos era de direito...
Candidatamo-nos a 25000€ do Ministério da Cultura, mas, depois de tudo feito e resolvido, a Câmara recusou assinar o documento (apenas precisavamos de uma assinatura). Tinhamos aprovação da Secretaria de Estado da Cultura (sobre o interesse cultural), das finanças (sobre dividas ao fisco) e da segurança Social (sobre dividas à SG), mas a Câmara não nos considerou dignos da sua assinatura. Nessa altura fomos simpáticos e ouvimos o que não queríamos (tudo pela associação)
- Enquanto houver bandeiras de separatistas nas varanda de Canas, não há dinheiro! - disse o homem.
Mais, por carta, demonstramos a nossa revolta, e ainda, por a nossa verba (que nunca nos foi paga) ser inferior a 10% a iguais associações de Nelas...
Essa carta até considerei um pouco ofensiva mas assinei por baixo!...
Qual não é o meu espanto, duas semanas depois, foi a Câmara a chamar-nos para nos informar que nos seria dado um subsídio, mas só no ano seguinte...
Era só para dizer que não preciso de verder os meus Valores, de falar contra ninguém da minha terra, de engolir "sapos" ou de andar de chapéu na mão...
Poderia contar-lhe mais duas ou três situações que se passaram só em associações em que eu pertencia aos Òrgão Sociais... Mas não tenho tempo!
Caro Blogger,
Vejo-o com tantas opiniões sobre pessoas de Canas e das suas instituições, mas não podia levar-las (as opiniões) para um patamar Municipal ou mesmo Nacional?
Posted by
Cingab |
8 de Mar de 2005 09:59:00
“Exigir”!?
Estamos em condições de o fazer, ou deveríamos pedir com veemência?
“…provávelmete o arranjo dos passeios, um cemitério, uns candeeiros, quiçá umas piscinas aquecidas, umas rotundas lindas como as do Folhadal, uns jogadorzitos de Futebol, etc” ?!
É isto que faz falta em Canas?! É por isto que lutamos?! Se assim for concordo com o Blogger e a junta resolve o problema!
Piscinas aquecidas? Queremos desenvolvimento ou luxo?!
Jogadores de futebol?! Nem sei o que diga! É para isso que vai servir o concelho?! Para pagar a jogadores de futebol?!
“…e depois um Movimento a lutar para ser Concelho. Provávelmente nas Manif´s em Belém iriam 4 ou 5 pessoas e umas quantas árvores a baterem palmas, ou então, desistimos e metemos a viola no saco...”
Pensei que o Concelho era um meio para atingir determinados objectivos, mas pelos visto existem mais pessoas do que eu julgava que o querem porque sim.
Caro firmehirto
É apologista de impedir investimentos para depois se poder queixar que não os há?
Olhe que as pessoas (Canenses, Deputados, Autarcas, Comunicação Social, etc.) não são parvos!
Blogger
Concordo consigo quando afirma que algumas pessoas são afastadas. Já aqui afirmei que considero o Luís muito mal apoiado e aconselhado. O MRRCS (núcleo dirigente) resume-se a duas cabeças pensantes. Tudo o resto polui a discussão. A estratégia pecou, desde o inicio, num aspecto fundamental. Em vez de aglomerarem pessoas à luta elas foram afastadas. Quem tinha opinião foi afastada. Quem podia ter algum protagonismo foi afastado. Quem não era de Canas foi afastado. Afinal eram “favas contadas” estavam era “podres”.
Para os mais inquietos fica um exclarecimento: Sou pró concelho de Canas de Senhorim e não me considero menos Canense do que muitos dos que desfraldam as bandeiras ao vento, e nada mais fazem em prol de Canas de Senhorim.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
8 de Mar de 2005 10:52:00
caro Fulano Tal,
O ùltimo Paragrafo não entendi!...
Acho que aqui no Blog ninguém tem dúvidas de sua convicção pró concelho!...
Acho que isso é claro!
Posted by
Cingab |
8 de Mar de 2005 11:49:00
Cingab
Não me referia a si, naturalmente. Mas há umas mentes que de tudo duvidam, e que quando lhe faltam os argumentos, atiram pedras. Disso não tenhamos veleidades!
Mas posso ter exagerado. :P
Posted by
Sr. Fulano Tal |
8 de Mar de 2005 11:55:00
Sr. Fulano Tal
É com muito agrado que recebo os seus comentários às minhas tomadas de posição, no entanto quero esclarecê-lo de duas ou três coisas:
1º - Para me questionar se sou apologista de desinvestimento, das duas uma, ou não percebeu o que escrevi, ou leva-me a pensar que afinal não é assin tanto pró concelho;
2º - Os luxos que o Sr. questiona, são esses sim, aqueles que eu quero (pode retirar os jogadorzitos); A estes só falta a criação de uma Zona Industrial, com empresas efectivas, e não virtuais; Os luxos a que o Sr. chama de piscinas aquecidas e os outros, são aqueles que todos os habitantes das Vilas ao nosso lado possuem. Esses luxos iriam impedir que eu me deslocasse para a Terra Amiga de Carregal do Sal, onde pratico natação eu e o meu filho; São também esses luxos que proporcionam emprego a muita gente e o consequente desenvolvimento;
3º - Explique-me quais são então o objectivos da Luta pelo Concelho!!!Se não são EXIGIR, todos estes LUXOS: Arruamentos, saneamento, parques infantis, teatros, cinemas, piscinas, iluminação, rotundas, Bancos (CGD), Industria, Saúde, então quais são?
4º - Será a vontade de preparar o caminho para uns tachos na Câmara em Nelas? Pergunto?
5º - Se são estes os objectivos (ponto 3) que o levam a pensar que eu quero o Concelho porque SIM. então é porque SIM, e você? É porquê?
6º - Para que o esclareça, eu trabalho, não tenho nenhum objectivo de tacho nem numa hipotética câmara de Canas e muito menos de Nelas, no entanto e acredite se quiser, é assunto que não me preocupa;
Para terminar e não porque tenha medo do diálogo, vou-me retirar momentâneamente do Blogg, por questões de trabalho. Também porque já não tenho mais comentários a fazer relativamente ao assunto JUNTA de freguesia, que me custa a entender o porquê de tanta histeria. Quanto à participação, eu nunca lá fui por vontade própria, no entanto também é verdade que nunca ninguém me impediu de poder contribuir ou opinar em sede própria (junta). Porque não tenta, e contribui? Porque tem medo de públicamente transmitir a opinião (em sede própria) de que é contra o Movimento na junta?
Cumprimentos,
Posted by
Dr.Tirone |
8 de Mar de 2005 13:02:00
Firmehirto
Se retira os Jogardorzitos já está melhor. Se inclui a criação de emprego com a instalação de empresas numa zona industrial, melhor fica.
Mas deixe-me dizer que existem, com certeza, centenas de coisas prioritárias a uma piscina aquecida, na minha modesta opinião, naturalmente. Quer exemplos? Aqui ficam alguns:
• Encerramento de lixeiras; Reabilitação do parque escolar; Apoio à biblioteca pública; Uma praça em condições; Reabilitação da rede viária; recuperação das actuais piscinas; Plano de desenvolvimento urbano para Canas, Agueira, Lapa do Lobo e restantes localidades do futuro concelho; Nova sede para o Rossio, apoio às restantes Associações motores da cultura local (quer em equipamentos quer em realizações); uma ETAR em condições; o ambiente na Urgeiriça; remodelação do quartel dos bombeiros; reabilitação da zona histórica; reordenamento do transito local; instalação de um espaço internet público; agua de qualidade e em quantidade nas condutas; o arranjo dos passeios que referiu, criar uma economia local saudável e dinâmica que julgo ser possível (coisa que já tivemos sem concelho, lembre-se), etc.
Mas ter rotundas para sermos como o Folhadal, parece-me redutor. Ter piscinas aquecidas quando nos falta ainda tanta coisa, redutor me parece.
Considera que ter estas duas coisas é delirar – “Eu devo estar a sonhar, vou beliscar-me.” eu acho legitimo e perfeitamente alcançável. Não acho que isso sirva de pretexto para um concelho, longe disso. Argumentar-mos desta forma retira-nos crédito. Nem acho que seja prioritário.
Mas antes de se retirar, o que lamento, explique lá esta afirmação, por favor: “Uma junta com um comando da cor e ao jeito do Zé Correia …, obras a realizarem-se … e depois um Movimento a lutar para ser Concelho. Provavelmente nas Manif´s em Belém iriam 4 ou 5 pessoas e umas quantas árvores a baterem palmas, ou então, desistimos e metemos a viola no saco...”. Queremos o progresso ou queremos o concelho?
Se pensa sair de Canas porque não existe cá uma piscina aquecida, para não ter que percorrer 10 Kms, não sei que lhe diga. Mas tenho pena que pense assim.
Fico contente, também, em saber que trabalha. É sinal que tem vigor para o fazer, tal como eu, e de grande maioria dos Canenses.
Porque acha que estou com “vontade de preparar o caminho para uns tachos na Câmara em Nelas”? Não podia estar mais enganado. Mas onde foi buscar essa ideia?! São reflexos de vontades subconscientes, ou será a referida atitude de excomungar que não diz ámen, atirando poeira para o ar, e dizendo “lá vai o vendido”?! Não escreva delírios por favor!
Quanto ao falar em público e ao medo que diz que tenho. O que o leva a pensar que já não o tentei fazer?! Em Canas devemos ser todos lerdos e apenas 3 ou 4 sabem o que dizem?! Não fui eu que disse publicamente que dava umas chapadas aos jornalistas, nem fui eu que convidei, ostensivamente, alguns Canenses a ir morar para Nelas, só porque são contra o Concelho. Existiu e existe a tentação de calar as vozes dissonantes. Não escamoteie a verdade.
Outra coisa que eu não disse, caro firmehirto, foi que era contra o MRCCS na Junta. Não concordo é do modo como está em muitas situações. Será assim tão anormal?! Onde me viu escrever isso?!
Acho que o MRCCS vez muita coisa boa. Acho mesmo. Já o expressei varias vezes neste blogue.
Nunca me obrigarão é pensar pela cabeça de outro. Isso não. Mesmo que eu esteja errado quero ser eu a estar. Liberdade é tão lindo não lutemos por ela e contra ela.
Vá aparecendo, há internet em todo o lado.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
8 de Mar de 2005 13:53:00