Para relembrar
Às vezes convèm relembrar
(texto retirado deste blog em setembro de 2004)
“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército.” (Apoc 19:19)"
(texto retirado deste blog em setembro de 2004)
“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército.” (Apoc 19:19)"
Nem sei que diga, mas tenho que dizer algo!Não porque queira, mas a mesma força que me levou a fazer algo por esta minha terra, agora parece querer rebentar-me o coração e a alma. Por ver, esta Canas de Senhorim parece voltar para o passado. Não no que diz respeito a infra-estruturas ou desenvolvimento mas em relação ao pensamento ou aos aspectos culturais… Vejo hoje o Clero e a Nobreza de outrora numa aliança contra a Burguesia e o Povo!...Que me desculpem o Clero e a Nobreza, por muito que queiram ou não, na criação do concelho de Canas de Senhorim quem está a perder é o Povo. Aquele que se levanta para trabalhar cedo porque tem de sair da terra para ganhar o pão, não vi o Clero e a Nobreza quando a Vila mais industrializada da região centro perdeu todos os seus postos de trabalho apoiando o Povo na sua luta por novos postos de trabalho. Se calhar não tinha que ver!Um Povo que vê as suas associações serem vítimas de ostracismos por quem tem obrigações apoiar. Um Clero e uma Nobreza que rejubila pelas migalhas da “ceia real” que dão ao povo e é impiedosa com os que queriam a sua justa parte.Vejo um Clero e uma Nobreza que querem estar sempre no lado do mais forte, pavoneando-se num arriscado equilíbrio entre as vitórias do Povo e as demandas do Rei.Mas não quererá o Clero e a Nobreza de Canas de Senhorim mandar nas suas terras? Ou quer continuar a beijar o anel do Rei e do Regedor esperando que as suas “farpas” ao Povo lhes tragam benesses?Que me desculpem o Clero e a Nobreza de Canas de Senhorim, mas nós somos um povo que sofre e também esperamos que nos proponham soluções. Que me desculpem do fundo do coração o Clero e a Nobreza mas ainda não vi uma proposta construtiva por parte dos que querem o Concelho.Numa luta os danos colaterais são tristes, mas inevitáveis. A luta deste Povo vem muito mais da razão do que do coração, logo nunca poderá ser morto.Mas ao Povo também se pede que não ande “numa caça às bruxas”, que esta nossa luta pelo concelho não é pecado, porque muito acima das instituições está Deus e a Igreja, está o outro que sofre, as crianças e o seu futuro, os idosos e os doentes. O Clero moderno deveria estar mais atento àquilo que realmente faz sofrer o seu povo. Um clero que ajude a igreja das pessoas, não dos templos em pedra, que promova um desenvolvimento justo dos povos sem dramas mas com firmeza, nem que para isso se tenha de ser politicamente incorrecto…Mas acima de tudo, quem for realmente a favor do concelho de Canas, que pegue nas “armas”, cada um com a sua e seja ela qual for, e direccionem para o objectivo único que é a independência.
Cingab,
Absolutamente Brilhante. O nosso Clero tem de aderir à "Teologia da Libertação". Não sei se me faço entender.......
Posted by
Anónimo |
24 de Jun de 2005 23:09:00
Tb acho Brilhante. Está a pendar no Padre Ilidio de certeza. Quem são os nobres ?
Posted by
PAI MOURO |
24 de Jun de 2005 23:45:00
Explica lá (a quem anda longe de Canas) qual é o motivo deste regresso ao passado... está este post novamente actual? ou são feridas ainda abertas?
Posted by
_drix_ |
25 de Jun de 2005 00:33:00
Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue.
Posted by
Cingab |
25 de Jun de 2005 10:58:00
Não, não estou a criticar ninguém especificamente... O "clero" do texto vai muito além do Pe. Ilídio...
As "feridas" nunca estiveram abertas, no máximo tenho a armadura amolgada... MAs sim, este post está novamente actual, mas também nunca deixou de o estar!...
Posted by
Cingab |
25 de Jun de 2005 15:19:00
Sr. Cingab,
Tocou no ponto certo. Não é um problema dos canenses: O homem tem uma natureza gananciosa e agarrada ao poder, e ás suas capelinhas. Exemplos.
Pe.Ilidio- Precisa de verbas e apois concelhios para os seus novos projectos sociais. Como fazer ? Beijar a mão ao Zé Colmeia
Sr. João marques "o repórter" : O tipico zézé. Para arranjar uma porra de uma ambulância fez de tudo.
Lira/Piton- Desejosos de quem lhes pague umas obras no seu casarão. E quiça o classifiquem ( Síndromas da nobreza falida)
Drª Ana Mouraz. Esta senhora aqui é intocável ( Nunca percebi porquê)
Posted by
PAI MOURO |
26 de Jun de 2005 01:47:00
Mas "pai mouro" é contra os dinheiros vindos de Nelas? Não estou a perceber... Pensei que fosse por isso que se lutasse! compreendo sim o ser contra as pessoas que são contra o concelho, mas para o bem de Canas é bom que de vez em quando venha cá parar algum! Desconheço em profundidade os casos que aqui apresentou mas conheço alguns dinheiros que vieram de Nelas que muito jeito fizeram para sair da cepa torta! Eu cá por mim sacava-lhes todo o dinheiro que pudesse e sou totalmente a favor da criação do concelho!
Posted by
_drix_ |
26 de Jun de 2005 13:56:00
O Pai Mouro é da opinião que devíamos estar no mais miserável abandono para melhor podermos arranjar um concelho. Mas então qual é objectivo do concelho? Para mim é o desenvolvimento e se pudermos ir buscar algum melhor. Não é por isso que temos de abdicar das nossas convicções ou ideais. Não é por isso que temos de deixar de querer um concelho. O Sr. quer viver numa terra como as Fontanheiras?
Quanto aos apoios que alguém teve que mendigar para melhorar a sua terra, talvez engolindo alguns sapos só espero que o Sr. não venha a usufruir de nenhum dos bens conseguidos, sejam ele o lar ou a tal ambulância que tanta confusão lhe causam. Tenha a coragem de recusar e talvez ir para Nelas, Lapa para um lar (familiares incluídos) e se necessitar dos bombeiros indique-lhes já que não quer ser transportado numa ambulância paga pela Câmara (mas não se queixe do estado do material que o servir).
Mas alguém aqui é intocável? Ataquem é com pés e cabeças e não por atacar como é o caso do Sr. neste caso da D. Lira. Agora a CM vai restaurar a casa. Não nos faça rir. A Dra. Ana tem muito por onde se ataque, como todos nós. Mas discordar da criação do MRCCS ou da criação do concelho (pois é possível estar contra o MRCCS e não contra o concelho) é um direito que todos devemos ter, por muito que nos custe aos que queremos ver Canas concelho. Esta tolerância só nos enobreceria. Não acha?
Posted by
Sr. Fulano Tal |
26 de Jun de 2005 17:24:00
Sr. Fulano Tal,Biotecmaster
Por não ser tão dotado como os Srs. no português, talvez não me faça entender.
Eu por acaso disse que deveriamos recusar os bens sacados ?
Já pensou que pelo seu raciocinio chegámos à triste conclusão que para certos fins valem todo o tipo de meios ?
Ambulância : devemos andar a divagar. Vale este equipamento os sinais de desunião que provocou ?
Dª Lira - Tirando uma outra manifestação cultural - quase sempre ideológicamente marcada ( o que tb explica muita coisa)- o que fez esta gente por Canas ? SE o movimento fosse esquerdista, até o Eduardo Prado Coelho viria a Canas para o apoiar. Santo Deus!!!
Tolerância sim...mas "Roma não paga aos traidores".
Sr. Fulano,
A intelegentsia a que pertence tem um ser pudoe em respeitar o MRCCS. São filhos de pobres, os pais andavam descalços, se calhar até têm irmãos imigrantes. Não percebe, como muito bem dizis p Sr. Cingab, que tudo aqui anda à volta do Status. Não se sendo "Nobre" ou "Doutorado" nda mais interessa....
Posted by
PAI MOURO |
26 de Jun de 2005 20:27:00
Pai mouro,
A sua opinião merece todo o meu respeito, vejo que entendeu a ideia principal do texto (o que às vezes é dificil por aqui)...
Mas não subscrevo os nomes em questão!...
Embora haja um que qualquer critica, justa ou injusta, que lhe possam fazer dá-me gozo! Não sendo uma atitude muito católica, podem "malhar" (e é no sentido figurado) no instrumento musical arcaico que eu assino por baixo!
MAs pai mouro,
Sim, você entendeu o cerne da questão... Mas também é verdade que o texto aplica-se a quase todas as Vilas do País... Mas nem todas lutam para ser concelho!
Posted by
Cingab |
26 de Jun de 2005 22:09:00
Peço que me desculpem a frontalidade. Quando se usam nomes, pode correr-se o risco de fazer algumas injustiças.
Posted by
PAI MOURO |
26 de Jun de 2005 23:28:00
Ora,a mim pareçe-me que o senhor Pai Mouro, não sabe realmente o que custa gerir uma associação! Por vezes tem que se fazer destas coisas (mendigar), é que o dinheiro não cai do céu e o material muito menos!
"Ambulância : devemos andar a divagar. Vale este equipamento os sinais de desunião que provocou ? " Por este comentário, só prova que o senhor é daqueles, e perdoem-me o cliché , que falam falam e não os vejo a fazer nada!
Uma coisa é certa! Nós temos direitos a fundos autarquicos,pagamos impostos é para isso! Pena é que tenhamos que "mendigar" para conseguir verbas para o BEM COMUM. É pena que as pessoas que o fazem, não para elas, ainda sejam criticadas por isso!
Tenho dito....
Posted by
Sr. Cicrano |
27 de Jun de 2005 00:03:00
Pai Mouro, continuo com a minha opinião... qualquer dinheiro que venha é bem recebido! Por vezes é preciso fazer algumas coisas (não é para levar ao extremo!!) menos agradáveis, mas as associações precisam de sobreviver... será que para ter meios não se deve pedinchar? Devemos ficar parados à espera que o Zézinho nos venhar bater à porta para nos oferecer o que quer que seja? Esse tipo de coisas eu não compreendo... e muito menos compreendo a "divisão de classes" que tentam fazer, mas enfim lá deverão ter os vossos motivos...
Posted by
_drix_ |
27 de Jun de 2005 00:25:00
Eu não optava por lhe chamar "divisão de classes" - a meu ver é absurda- chamaria-lhe "divisão de pensamentos" ou pra simplificar democracia!
Posted by
Sr. Cicrano |
27 de Jun de 2005 01:05:00
Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue.
Posted by
xtriple |
27 de Jun de 2005 01:59:00
Bonito texto... Temos Cingab no seu melhor...
Caro Pai Mouro,
Apenas uma observação:
O MRCCS também é "esquerdista"!... Não é, é "elitista" ou "intlectual"
Quanto à malfadada ambulância, o mal não está nas verbas dadas pela câmara, mas sim do aproveitamento político feito pela Câmara com a conivência de alguns (e eu digo alguns) Canenses...
Quanto ao Sr. João Marques é que não estou a perceber a crítica, algo aconteceu que me passou ao lado...
Não é do interesse do MRCCS ter a Dr. Ana contra... Ela pode ser uma excelente ajuda, como pode ser um grande osso duro de roer...
O Pe. Ilídio, neste momento, não é mais que um fantoche (e digo-o com tristeza) nas mãos de leigos que tentam mostrar-se politicamente.
Posted by
granito |
27 de Jun de 2005 10:08:00
Não entendo esta questão da nobreza e não nobreza. Penso que nos dias de hoje não faz qualquer sentido estar-mos a falar nisso. Queiram desculpar-me os defensores da ideia mas parafraseando Mascarenhas dá a ligeira impressão de: “Ver algum desdém ou é impressão minha?”
Quanto ao campo político do MRCCS, talvez tenha o Pai Mouro razão. Por vezes assumia-se demasiado por um campo político e não apenas por uma ideologia.
Fomos enganados também pelo PSD mas isso ainda não foi dito abertamente. Definitivamente o Pai Mouro tem razão. O MRCCS não é de esquerda (nada mais certo, escusava era ser de centro direita).
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 10:41:00
De centro direita?...
Você por acaso está a ver quem são as pessoas que estão à frente do MRCCS?
Ou quem é do PS não pode estar no MRCCS? Sou levado a dizer até que no MRCCS existe uma maioria do PS, e, sem dúvida, uma maioria absoluta do centro esquerda.
Aninda não vi onde o PSD nos enganou!... Mas você deve saber mais do que eu!
Posted by
granito |
27 de Jun de 2005 11:20:00
Caro granito o que eu sei é que o líder do MRCCS candidatou-se à CM de Nelas pelo PSD. Sei também que o PSD nunca agendou putestativamente o projecto como outros fizeram noutros casos (na altura que o PS era governo mas sem maioria e nos era dito que todos os partidos menos o PS nos apoiavam). Sei também que o processo foi uma grande trapalhada como a CS na altura negociou. Sei também que o líder da JSD disse no dia seguinte que o PSD não tinha intenções de apresentar o projecto nos próximos anos. Sei também que o concelho ainda não está criado, infelizmente. Sei que fomos enganados por todos mas que parece que fomos apenas por alguns.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 12:30:00
O MRCCS tem na sua génese a UDP (hoje integrada no BE), ainda se lembram do Sr. Fazenda, o Sr. Minhoto e do Mota Veiga? Pouco depois juntaram-se os PS's, lembro-me do Sr. Rui Neves e outros sem tanto peso político...
Assim surgiu o MRCCS com o Dr. Edgar, Sr. Leandro, o Sr. Marques!...
Naquele tempo, o MRCCS pecava por estar conotado em demasia com a extrema esquerda e, na minha modesta opinião, foi esse o seu "andicap"...
Colocar o MRCCS ao centro foi obra do Luís, líder do PSD... Esse reposicionamento obrigou a uma afastamento de alguns dos precursores do movimento, o que foi mau, mas teve o mérito de ficar com uma base política mais alargada e transversal...
O Projecto de Restauração do Concelho ganhou uma projecção nacional nunca conseguida, foi votado favoravelmente uma Lei que permitia A vila ser Concelho. Todo o espectro político representado na Assembeia da República, menos o PS, foi favorável à criação do Municipio de Canas de Senhorim...
Desculpe Sr. Fulano Tal,
Mas o MRCCS não é de centro direita e é essa ideia que faz muitos estar contra o MRCCS... Estarão os partidos acima da nossa luta?
Posted by
Cingab |
27 de Jun de 2005 12:35:00
Caro Cingab
Não estou contra o MRCCS, como sabe. Estou contra algumas atitudes tomadas , o que considero normal. Não critiquei o posicionamento político, apenas faço a minha análise. Julgo que não deviam tomar partido de nenhum partido pois considero-os todos iguais neste aspecto e na maioria dos outros (principalmente os grande partidos)
De resto concordo em absoluto com o comentário (não concordaria com o MRCCS se fosse da UDP ou de outro). Só um senão que me gostaria de voltar a frisar. Todo o espectro político, exceptuando o PS, era favorável, ou dizia-se favorável? O futuro o dirá! Quem eu me engane mais uma vez é o que espero.
Os partidos, na minha opinião não estão acima mas sim a baixo.(ou deveriam estar)
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 14:19:00
Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue.
Posted by
_drix_ |
27 de Jun de 2005 15:29:00
O posicionamento "político" do MRCCS neste momento devia ser simplesmente ESTE!
... O resto interessa pouco neste momento!
Posted by
_drix_ |
27 de Jun de 2005 15:32:00
E julgo que o é no essencial, mas não apenas, o que é pena! Mas admito que seja difícil de não ser.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 15:44:00
Sr. Fulano Tal
Como você já deve saber o PSD já apresentou um Projecto-Lei, salvo erro no mês passado, para criação do concelho de Sacavém...
Eu, o MRCCS e não só, já o sabíamos logo depois da eleições... O projecto de Canas só não entrou com este por causa das autárquicas, estando prometido para depois destas...
Serão jogadas políticas que todos, não concordando, entendemos...
O PSD tem cumprido, a custo, mas tem cumprido... A minha opinião sobre isso já a dei muitas vezes no Blog... Mas é esta negociação com a democracia representativa que temos também de ter!...
Nem Boaventura de Sousa Santos diria melhor!:)
Posted by
Cingab |
27 de Jun de 2005 16:52:00
Não sabia. E porque é que não apresentou? Em Sacavém não há autárquicas?! Eu não concordo nem entendo estas diferenças. Também não concordo que tenha cumprido. Acho que foi o que fez mais, isso acho, mas não fez o suficiente e julgo que o PSD tem plena consciência disso. Penso que sempre teve consciência disso mesmo.
Mas é só a minha opinião.
Espero que a actuação do PSD me leve a mudar de opinião. Mas agora com a maioria absoluta do PS, voltam a estar na posição cómoda que podem dizer o que lhes apetecer porque sabem que nada se concretizará com os votos da oposição.
O que vamos fazer até lá?
Esperar mais 4 anos e depois mais 4 (pois mesmo que o PSD ganhe não vai criar o concelho no inicio da legislatura, terá sempre de “por a casa em ordem”). Até lá não se tenta negociar investimentos de que necessitamos?
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 17:05:00
Biotecmaster,
Saiba que acho ter um humor britânico brilhante... Contudo, todos os outros assuntos são importantes, e são-o porque são causadores de divisão... Convém esclarecer tudo bem esclarecido... Há que ir ao "cerne" das questões
Sr. Fulano Tal,
Pode ser dificil, mas acho não ser necessário estar sempre a desconfiar do PSD... Desconfie confiando!..
Posted by
granito |
27 de Jun de 2005 17:06:00
Granito
Eu desconfio de todos. Acredite? Não acha que deviamos fazer todos o mesmo?! Apenas falo no PSD porque é aqui defendido.
Para mim são todos a mesma coisa e trocados por caca dão prejuizo
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 17:14:00
Granito, a questão não é bem essa... é preciso exclarecer muita coisa mas por outro lado em certas situações é, também, preciso deixar certas coisas de parte... já há muitas divisões nesta luta... por isso quanto mais apartidária for melhor! Não nos podemos esquecer que os poleiros vão tendo vários galos! Também sou da opinião que o PSD tem sido dos DOIS principais partidos aquele que pelo menos mais interesse tem mostrado, mas não podemos ser cegos...
O ideal era ter um MRCCS não feito de quartzo, feldspato, micas, anfibólios, piroxênios e olivina... mas sim simplesmente de granito!
Posted by
_drix_ |
27 de Jun de 2005 19:53:00
e o zircão e outros minerais acessórios?!
Posted by
Sr. Fulano Tal |
27 de Jun de 2005 19:57:00
Aí!!! Onde eu me fui meter... eu sabia que me devia ter ficado pelos vivos... Mas pronto a ideia passou! As minhas desculpas a todos os partidos, perdão, minerais acessórios!
Posted by
_drix_ |
27 de Jun de 2005 20:08:00
Meus caros,
Concordo com o Cingag nas apreciações. Penso até que o que diz resume, resume a Vox Populi maioritária em Canas.
Sobre o posicionamento do MRCCS ele terá de ser o mais ao centro possível. O importante é que todos os Canenses,de direita ou de esquerda, se revejam no movimento.
DE uma coisa nunca me vou esquecer: Foi um governo de Direita ( ainda que tudo o resto tenha sido mau)que patrocinou parlamentarmente a elevação de Canas a Concelho. O meu tributo a essas pessoas.
Posted by
PAI MOURO |
27 de Jun de 2005 20:12:00
Município de Cannas de Senhorym
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amen. Reconhecem todos os homens que tenham ouvido ler esta carta que eu , Dom Sancho, Rei dos Portugueses por graça de Deus com a minha única esposa, rainha D. Dulce e com os meus filhos, rei D. Afonso e rainha D. Sancha instituimo-vos a Carta de Couto
in municipiocds.blogspot.com
Posted by
municipiocds.blogspot.com |
27 de Jun de 2005 23:51:00
A ideia do nick "granito" é mesmo essa... E não se esqueçam do urânio!...
Contudo, e para um biólogo (que até deve ter cadeiras de geologia - digo eu), o granito é uma rocha todo os resto são minerais naturais... Mas percebi a sua ideia... Bem visto!
Posted by
granito |
28 de Jun de 2005 10:05:00
Tratando-se de minerais, torbernite, autonite, mangualdite, sabugalite, etc. Fosfatos de Urânio. :P
Posted by
Sr. Fulano Tal |
28 de Jun de 2005 10:11:00
Vejo que geologia todos percebem... Temos mesmo aqui "experts"!...
Posted by
Cingab |
28 de Jun de 2005 10:53:00
Naturalmente! Tratam-se de pedras e calhaus.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
28 de Jun de 2005 10:57:00
Calhaus há em toda a parte!... Até no Blog
O granito já deitou abaixo com Pinheiros, verdascou com correias de motoserra... Não vá agora atirar com um calhau a alguém...
E queira desculpar Sr. Fulano Tal mas também a gente... Burra como um calhau!...
PS: Obrigado por reconfigurar o post... Assim já não tenho uma página com um quilómetro... :)
Posted by
Cingab |
28 de Jun de 2005 11:08:00
Burro não diria, mas tendenciosos talvez! Estava a referir-se a mim. Só por curiosidade!
Quanto ao post e ao tamanho do blog muitas vezes não dou conta porque uso o Firefox e esses problemas não se levantam normalmente. Mas o template do blog está a precisar de uns arranjos.
Posted by
Sr. Fulano Tal |
28 de Jun de 2005 11:16:00
Ò Sr. Fulano Tal,
Então eu alguma vez o chamaria Burro? É claro que nada tem a ver consigo...
Firefox? que fino!
Posted by
Cingab |
28 de Jun de 2005 11:58:00
Fico mais descançado.
Fino?! Moi?! Nada disso é gratis e agradável de usar e até tem uma versão em "português europeu". Já agora a Mozilla tem o Tunderbird que é uma optima alternativa ao Outlook e ao Outlook Express.
Cumprimentos
Posted by
Sr. Fulano Tal |
28 de Jun de 2005 12:08:00
Offtopic: O firefox é o melhor browser disponível... mais seguro, mais prático e mais rápido.... cingab é tempo de mudança!
Granito: biólogo eu? naaaa!!! geologia muito menos... isso faz parte do departamento daqui de outros membros!
Posted by
_drix_ |
28 de Jun de 2005 12:11:00
Biotec,
Deve ser representante da Firefox em portugal...
eeeeehhhhhh
Posted by
zaruomana |
28 de Jun de 2005 15:52:00
Pedradas? não, eu agora é mais boladas e caneladas!
Sr. Fulano Tal e Biotecmaster,
Digo-vos uma coisa, eu como o granito sou constituíso por muitos minerais... Neste momento doem-me os "Zircões" (quem me manda a mim jogar à bola)
Cingab,
sim, há gente burra como calhaus, mas hoje não estou para violências
Posted by
granito |
28 de Jun de 2005 16:09:00
É só galhos!...
Posted by
Cingab |
28 de Jun de 2005 18:03:00
zarumana o firefox é grátis e tem tudo o que gostavas que o explorer tivesse, tem a vantagem de poderes chegar à página deles e dar uma sugestão que se realmente for boa eles ouvem... não é como os "chulos" da microsoft! Representante não lol digamos que é serviço público lol!
Posted by
_drix_ |
28 de Jun de 2005 22:13:00